Como está o Trensurb hoje?

Dicas

Como está o Trensurb hoje? Após as enchentes ocorridas em maio de 2024, vários danos foram causados aos sistemas do Trensurb. Estações foram alagadas, assim como subestações de fornecimento de energia, fazendo com que o serviço permanecesse inoperante por um período. Aos poucos o serviço está a caminho da normalização, conforme as obras de manutenção do que foi danificado avançam.

Em agosto de 2024 o serviço ainda possui alguns desafios para voltar a normalidade. O funcionamento dos trens ainda funciona parcialmente.

Como está o Trensurb hoje

A previsão atual é que a operação da estação Novo Hamburgo a Farrapos esteja disponível até 20 de setembro. Posteriormente, a previsão de ampliação da operação até a estação Mercado é prevista para até 24 de dezembro, mas ainda com restrições de velocidade e nos intervalos entre viagens.

Atualmente, o trecho em funcionamento vai da estação Novo Hamburgo até a Estação Mathias Velho, na cidade de Canoas. Com um intervalo de 18 minutos entre as viagens, o horário de funcionamento foi ampliado das 5 horas até as 23 horas.

Aos passageiros que desejam ir até Porto Alegre é necessário utilizar ônibus que parte da Estação Mathias Velho até a Estação Mercado com paradas nas estações Aeroporto e Farrapos, das 5h15 às 23h50.

Aos passageiros que desejam ir de Porto Alegre até a Estação Mathias Velho, em Canoas, é necessário:

  • Embarcar no ônibus da Estação Mercado: Viagem direta com desembarque na Estação Mathias Velho, das 5h30 às 22h10. O embarque é feito no terminal Parobé, junto ao Mercado Público.
  • Embarcar no ônibus da Estação Aeroporto/Farrapos: Viagens com destino a Estação Mathias Velho, com parada apenas para embarque na Estação Farrapos, das 6h20 às 9h e das 16h às 22h10.
Furtos de cabos prejudicam retomada

O furto de cabos de enrgia e equipamentos das estações vem prejudicando a retomada. A estatal reportou que foi alvo de 28 ocorrências de furtos e tentativas de furtos entre os meses junho e julho. A Trensurb informou que caso estes furtos sigam ocorrendo, a retomada prevista para 20 de setembro pode ser prejudicada.

Com o objetivo de coibir estas ocorrências, rondas de segurança têm sido realizadas nos trechos mais críticos, onde tem ocorrido os delitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *