Conheça a mancha de inundação de São Leopoldo que foi criada por pesquisadores da UFRGS, para toda a bacia do Rio dos Sinos.
Pesquisadores da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) criaram um repositório de informações referentes a enchente ocorrida no Rio Grande do Sul em maio de 2024. O repositório possui diversas informações da região Metropolitana, além do Vale do Taquari, Vale dos Sinos e da Região Sul do estado.
Neste repositório é possível visualizar mapas interativos que utilizam modelos de previsão de elevação do nível da água, bem como, informações diversas sobre o fenômeno climático ocorrido em maio de 2024. Dentre as informações, é possível observar um mapa interativo com a mancha de inundação de São Leopoldo, e de toda a extensão do Rio dos Sinos. O mapa pode ser acessado clicando aqui. Acessando o link, clique em Cheias da Região Metropolitana e um mapa interativo mostrando a mancha de inundação se abrirá. Muitas outras informações podem ser acessadas. Estas informações são abertas ao público. Acesse e confira.
Os mapas são constantemente atualizados, conforme novas informações são recebidas. Outra ferramenta presente no repositório é o comparador antes e depois da enchente. Com imagens de satélite colocadas lado a lado, é possível observar os efeitos da enchente em uma determinada área.
Segundo os pesquisadores, as informações oferecidas são de extrema importância para os tomadores de decisão na gestão da crise, já que em 1941 só foi possível estudar a enchente através de fotos. Hoje possuímos imagens de satélite, onde é possível fazer um cruzamento dos dados e obter análises sobre áreas impactadas e número de pessoas afetadas.