Origem do nome da cidade gaúcha de São Leopoldo tem relação com uma das mais famosas personagens da história do país.
Que a cidade de São Leopoldo é uma das mais famosas do Rio Grande do Sul, todo mundo já sabe. Contudo, é natural imaginar que boa parte dos brasileiros ainda não saiba qual é a origem do nome do município.
Antes de mais nada, cabe lembrar que São Leopoldo é um dos municípios mais antigos da história do Brasil. Assim, é importante destacar que a origem do nome da cidade remonta a um período muito diferente do que vivemos hoje.
Portanto, para explicar essa curiosidade, será necessário voltar alguns séculos na história do Brasil. De acordo com análises de historiadores, o município recebeu este nome em homenagem à Imperatriz Leopoldina, que tinha como santo padroeiro o São Leopoldo.
São Leopoldo é basicamente o Conde austríaco Leopold Von Babenberg, que também era santo padroeiro da Áustria.
A construção do nome de São Leopoldo
Inicialmente, o nome oficial da colônia de imigrantes alemães que se estabeleceu na região foi “Colônia Alemã de São Leopoldo”, o que ajuda a explicar como chegamos até aqui.
Naquele momento específico, o lugar ficou famoso por ser o berço da colonização alemã no país. Pouco menos de 40 imigrantes chegaram no local especificamente no dia 25 de julho de 1824, enviados pelo então imperador Dom Pedro I.
É importante destacar que aquela decisão do imperador de enviar os imigrantes para colonizar a região acabou tendo impacto direto na cultura local, bem como na arquitetura e gastronomia da cidade, por exemplo.
O desenvolvimento constante possibilitou que a Colônia Alemã de São Leopoldo se emancipasse de Porto Alegre ainda no ano de 1846.
Leopoldina e a relação com São Leopoldo
Como visto, portanto, a história de São Leopoldo se confunde com a história do Império do Brasil. Nesse sentido, nos cabe destacar o papel da Imperatriz Maria Leopoldina.
Leopoldina foi uma das grandes personagens da história brasileira, e teve um papel fundamental na condução da Independência do Brasil, ainda no ano de 1822, por exemplo.
A Imperatriz casou-se com Dom Pedro I quando era arquiduquesa da Áustria, o que explica a sua relação com São Leopoldo, o nome e dá origem à cidade gaúcha.
Atualmente, uma das avenidas mais famosas de São Leopoldo é chamada de Imperatriz Leopoldina, o que mostra que a cidade tem fortes influências não só da Alemanha, mas também do Império brasileiro como um todo.

1 thought on “Por que a cidade de São Leopoldo tem esse nome?”